Organização de um festival multidisciplinar – 7 dias, 7 artes – cada dia seria dedicado apenas a uma arte. Pretende-se um mega evento organizado por várias instituições com conhecimentos empíricos em cada tipo de arte.
Cada vez mais o Porto é um centro de atracção turística, confirmado até pelos dois prémios ganhos de melhor destino turístico Europeu (2012 e 2014). O Porto deverá então alimentar este crescimento e implementar mais actividades culturais grandes que ajudem a corroborar este título.
Se é verdade que o Porto tem nos últimos anos aumentado a sua programação cultural, esta tem sido feita de um modo muito especifico. A CMP, associações/cooperativas culturais ou grupos informais conceptualizam um evento com uma determinada temática e concretizam-no dentro das suas especificidades. Isto é, um grupo cuja formação seja maioritariamente em teatro irá provavelmente realizar projectos dentro dessa mesma área, e assim para todos os outros.
O objectivo é organizar diversos grupos com especialidades diferentes dentro das artes e abrir um espaço de eventos e discussão em que cada tipo de arte fosse representada num dia inteiro. Assim, durante 7 dias seguidos , o público poderia consumir no mesmo espaço todos os tipos de arte.
Embora a especialização seja positiva, já que, por ex., podemos visualizar vários tipos de filme num festival de cinema ao longo de uma semana, a finalidade basilar deste festival seria a de oferecer uma grande variedade de conceitos artísticos – dando a hipótese aos cidadãos de conhecer um pouco de tudo o que se faz dentro das artes. E assim promover os diversos espaços, companhias e grupos junto de um novo público que poderá assim sentir-se atraído para um consumo regular de conteúdos culturais, e descobrir novas formas de expressão artística dentro do disponível na cidade.
Festivais como o Fantasporto já alimentam um pouco esta maneira de estar. Todos os anos existem actividades paralelas ao cinema, como a escultura ou pintura, dependendo da temática anual.
http://www.fantasporto.com/noticias/129
Exemplos em Portugal
O exemplo mais próximo, embora não dentro destas especificidades, é o Serralves em Festa. Durante 48 horas seguidas, o público pode disfrutar de uma programação artística variada dentro de todo o perímetro dos jardins de Serralves.
Em Lisboa temos também o Lisbon Week:
“Ao longo de uma semana o Lisbon Week dedica-se ao que de melhor existe na Capital, nas mais diversificadas áreas como Arte, História, Música, Gastronomia, Meio Ambiente, Arquitectura, Inovação, Tradição e muito mais. O objetivo é dar a conhecer uma cidade cosmopolita, com séculos de história(…).“
No Comment